No último dia 6 de outubro, o icônico Hotel Unique, em São Paulo, foi palco da 3ª edição do evento do Onçafari: o jantar beneficente “Onde há onça, há vida em equilíbrio”. O evento reuniu artistas, empresários, influenciadores, doadores, patrocinadores e parceiros em uma noite que combinou propósito, gastronomia e arte com um objetivo: apresentar os projetos novos e arrecadar fundos para projetos de conservação.
O evento anual do Onçafari foi uma oportunidade para engajar pessoas com a causa, fortalecer a rede de apoio e celebrar conquistas importantes. E como o nome do evento sugere: a onça-pintada é um bioindicador; é um animal topo de cadeia, e sua presença é um sinal de que o ecossistema está saudável, com florestas, rios e fauna em equilíbrio.
Créditos: Fernanda Freixosa, Thábata Cordeiro e Titina Leão
Logo na entrada, os convidados foram impactados pela exposição “Água Pantanal Fogo”, com curadoria de Eder Chiodetto e fotografias de Lalo de Almeida e Luciano Candisani, em parceria com a Documenta Pantanal. A mostra retrata, com intensidade e sensibilidade, tanto a beleza do bioma quanto as cicatrizes deixadas pelas secas e queimadas que têm assolado a região. Só em 2024, mais de 2,6 milhões de hectares do Pantanal foram devastados pelas chamas, com 61% da área comprometida. Diante de um cenário tão alarmante, a exposição ecoa como um chamado à ação, e também como um lembrete da importância de iniciativas como o Onçafari, que atua na linha de frente da conservação, inclusive com a frente de Anti-Incêndio: área dedicada exclusivamente à prevenção e combate aos incêndios florestais.
O jantar, elaborado pelo chef Emmanuel Bassoleil, antecedeu o aguardado leilão beneficente, conduzido por Henri Zylberstajn, membro do conselho do Onçafari. Entre os itens leiloados estavam: um quadriciclo Can-Am, um pendente exclusivo do joalheiro Ara Vartanian, passagens aéreas da United Airlines, camisetas autografadas de Palmeiras, Corinthians e São Paulo, um capacete customizado pelo piloto Augusto Farfus e estadias em hotéis de conservação como Caiman Pantanal, Anavilhanas Jungle Lodge (Amazônia), Pousada Trijunção (Cerrado) e Txai Resort (Mata Atlântica).
Além do leilão, diversos itens foram sorteados entre os convidados, como um par de tênis Nike Air Force estilizado, conjunto de Wellness da Andrea Bogosian, pijama da Bo.Bô, kit de maquiagem vegano da Detoni, uma panela Le Creuset e uma estadia na Sandi Hotel, em Paraty/RJ.
Um dos momentos mais marcantes da noite veio ao final: a atriz Mel Lisboa, que também estava entre os convidados, subiu ao palco para uma apresentação especial, interpretando canções de Rita Lee.
Entre os presentes estavam nomes como o ator Klebber Toledo – mestre de cerimônia pelo 3º ano consecutivo —, a filantropa Teresa Bracher, apresentadora de TV Rafa Brites, ativista Kamila Camilo, modelo Lettícia Muniz, influencer Patrícia Ramos, o medalhista olímpico Hebert Conceição, entre outros, somando força e visibilidade da missão do Onçafari.
O evento contou com o patrocínio de marcas como Defender – Jaguar Land Rover, Nike, Instituto PremieRpet, Isa Energia, Itaú Private Bank e Fairfax, além do apoio de Freixenet, NB Steak, Titina Leão e Coordinare, entre outros. A união dessas empresas foi essencial para o sucesso da noite e viabilizar o trabalho que acontece diariamente nos biomas que o Onçafari atua.
Mas o jantar foi apenas o reflexo de um trabalho maior que ocorre há 14 anos. Hoje, o Onçafari se prepara para fechar o ano com cerca de 100 profissionais atuando diretamente na conservação da biodiversidade brasileira. É um marco importante que reforça a premissa que não se faz conservação sem pessoas.
Em 2025, em setembro, o Onçafari uniu forças com mais três ONG locais da América do Sul entre a Bolívia, Paraguai e Argentina para o lançamento do Jaguar Rivers Initiative (Rios da Onça), uma iniciativa que visa construir um corredor ecológico continental que envolve os países Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina por meio dos rios essenciais para a sobrevivência da fauna.
Ainda esse ano, o Onçafari foi reconhecido duplamente no Prêmio Empreendedor Social da Folha, uma das premiações mais relevantes do terceiro setor no Brasil, com as premiações na categoria de Inovador Social do Ano e na MobilizAção, com a maior arrecadação entre os finalistas. Esse reconhecimento reflete o trabalho diário da equipe, a confiança dos nossos parceiros e o apoio de todos que doaram e acreditaram na nossa missão.
O evento celebrou as conquistas do Onçafari, e, ao final da noite, entre brindes, abraços e sorrisos, ficou a certeza de que cada pessoa presente, seja doando, participando, compartilhando e apoiando, ajudou a transformar impacto em ação!
Como finalizou Mario Haberfeld, anfitrião da noite: “vem sonhar alto conosco.”
Escrito por: Maria Julia Farias
Foto de capa: Thábata Cordeiro







