Durante a Climate Week em Nova York, maior evento global que mobiliza líderes, ativistas e organizações em prol do enfrentamento da crise climática, a Jaguar Rivers Initiative (JRI) teve seu lançamento oficial. Realizada anualmente, a semana reúne líderes, ativistas e organizações em uma série de encontros e eventos que buscam soluções para os desafios ambientais do planeta.
Na mesma semana, a cidade também foi palco do Global Citizen Festival, um encontro que combina música, ativismo e engajamento social para impulsionar causas como o combate à pobreza, crise climática e desigualdades sociais. A Jaguar Rivers foi apresentada no palco, para o mundo, por uma das maiores líderes mundiais em conservação ambiental, Kris Tompkins, com o intuito de somar forças da iniciativa continental com uma mobilização global.
Em sua participação no festival, Tompkins anunciou o compromisso de investimento de 26 milhões de dólares voltados à criação de um grande corredor ecológico, que atravessa fronteiras nacionais e promove a restauração de ecossistemas em larga escala. Onçafari (Brasil), Rewilding Argentina (Argentina), Fundación Moisés Bertoni (Paraguai) e Nativa (Bolívia) unem forças para formar a Jaguar Rivers Initiative, o maior esforço de restauração ecológica já realizado na América do Sul.
“Para agir para o futuro, é necessário começar a imaginar, ou redesenhar, novos mapas. Mapas que não sejam definidos pelas fronteiras entre países, mas sim guiados pela natureza em seu centro.”
Sofia Heinonen, CEO Rewilding Argentina, durante um encontro da Climate Week
Foi nesse contexto que a JRI ganhou destaque, com a participação de personalidades que reforçaram a relevância da iniciativa para a conservação da biodiversidade e a restauração de ecossistemas em escala continental. No Global Citizen 2025, Kris Tompkins destacou a importância de pensar em corredores ecológicos integrados por meio de instituições locais de cada país, preservando a natureza em sua totalidade. Sua presença e apoio durante os eventos reforçaram o potencial da Jaguar Rivers.
Além da visibilidade internacional, o Global Citizen mostrou como a colaboração entre diferentes setores, do filantropismo à ciência e ao ativismo, é essencial para viabilizar projetos que aliam desenvolvimento sustentável e proteção ambiental. A participação do Onçafari reforça essa conexão entre conhecimento local e ambição global.
Assim, o lançamento da Jaguar Rivers na Climate Week não foi apenas um marco para a conservação sul-americana, mas também um chamado à ação para que governos, sociedade civil e investidores se unam em prol da natureza e do clima, mostrando que, em tempos de crise, é possível construir um futuro mais equilibrado e sustentável.
Conheça mais sobre a iniciativa aqui!
Escrito por: Maria Julia Farias
Foto de capa: The Explorer Club